Projetos de Leitura

Há 16 anos incentivando a leitura para tornar o Brasil um país de leitores

17/03/2014

Escritor Laé de Souza ministra palestra para professores de São Pedro

No dia 27 de março (quinta-feira), às 19h, o escritor e produtor cultural Laé de Souza irá ministrar uma palestra para dirigentes e professores de escolas municipais de São Pedro, participantes do projeto de incentivo à leitura “Ler é Bom, Experimente!”. O evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Pedro.
Na ocasião, o autor abordará o tema “Experiências em Projetos de Leitura” transcorrendo sobre a sua experiência em dezesseis anos de projetos de incentivo à leitura e sobre as diversas etapas do projeto “Ler é Bom, Experimente!” que será desenvolvido nas escolas públicas do município.
O público, formado por diretores, coordenadores e professores, além de conhecer os vários projetos coordenados por Laé de Souza, terá a oportunidade de formular perguntas.
O evento será realizado na Secretaria Municipal de Educação de São Pedro, à Rua Maestro Benedito Quintino, 886.

Sobre o projeto Ler é Bom, Experimente!
Ler é essencial para a formação do indivíduo. Embora essa premissa seja unanimidade entre educadores, os mecanismos de incentivo à leitura, no Brasil, ainda são muito escassos. A fim de proporcionar novas experiências com a literatura e reduzir o déficit literário no Brasil, o Grupo Projetos de Leitura criou há 13 anos o projeto “Ler é Bom, Experimente!”, aprovado pelo Ministério da Cultura e que tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE e Sweetmix Indústria e Comércio.

Em 2014 participarão do projeto, que é dirigido ao público infantil, juvenil e adulto, cerca de 45 mil alunos de 400 escolas públicas do Brasil.. O trabalho consiste na doação de livros e desenvolvimento de atividades, a partir da leitura, por estudantes do 3º ano do ensino fundamental até o ensino médio. As escolas inscritas recebem de 38 a 304 livros de autoria de Laé de Souza, além de material de apoio como folhas pautadas para redação, questionários e, ainda, uma cartilha pedagógica para auxiliar o professor a executar os trabalhos dentro da sala de aula. Após a execução das atividades sugeridas pelo projeto como adaptação dos textos para teatro, encenação e discussão dos temas, os alunos respondem a um questionário sobre os livros e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza e podem ter o seu texto selecionado para um livro, editado anualmente, com os melhores textos dos alunos participantes.
A cidade de São Pedro que contará neste ano com dez escolas no projeto, participa há vários anos das atividades, sendo que nos dois últimos anos estudantes do município fizeram parte da coletânea “As melhores crônicas dos projetos de leitura”.

Sobre o autor
Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, coordenador do Grupo Projetos de Leitura, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”,  “Acredite se Quiser!”, a série “Quinho e o seu Cãozinho”, “Nos Bastidores do Cotidiano” , “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.

Mais informações:
Em São Paulo: www.projetosdeleitura.com.br – (11) 2743-9491 – 2743-8400

<< Voltar

"A cada dia acredito mais na possilidade de termos um Brasil Leitor. O resultado
dos projetos de leitura me leva a acreditar que é possível realizar esse sonho".
Laé de Souza

Empresas e instituições que apoiam o "Projetos de Leitura"
Ministério da Cultura ProAC Grupo Segurador
ZF ZF Megatoc Eco Arte Amigos do Livro
Redes Sociais
Twitter You Tube Perfil Facebook