Escritor Laé de Souza.
Escritor Laé de Souza.

Palavra do Autor

Não acredito no famigerado slogan de que o brasileiro não gosta de ler. É necessário desmistificar este absurdo. É o que venho fazendo em mais de dezoito anos de projetos de leitura. O resultado nos mostra que estamos no caminho certo e que é possível criar leitores.

Nos contatos com professores, sejam eles em minhas palestras, em conversas ou no desenvolvimento dos projetos estimulo-os a colocar a leitura não como uma obrigação, mas sim como uma grande descoberta de prazer e entretenimento. Com os pais, sempre falo da importância de compartilhar a leitura com os seus filhos, desde pequenos.

É preciso ter muito cuidado na formação de leitores. Cuidado na escolha da obra, estimular a curiosidade para a leitura de um texto e em conduzir bem o processo. Não se pode exigir do principiante na leitura a mesma compreensão de um leitor já formado. É preciso paciência, dedicação e criatividade.

A experiência e os relatos recebidos dos professores das mais de três mil escolas que participaram dos projetos, dos leitores e das pessoas que nunca haviam participado de uma experiência de leitura me alegram e impulsionam a continuar nessa maratona de formar leitores.

Uma história que começou de forma acanhada com o projeto “Encontro com o Escritor”, hoje com mais de oito projetos de incentivo à leitura, só foi possível escrevê-la graças às grandes parcerias e ao envolvimento de várias pessoas, principalmente dos professores que são os condutores dos meus projetos em suas escolas. É maravilhoso ver pessoas que nunca haviam lido e que também acreditavam não gostar de ler, participando dos projetos e expressando o prazer dessa descoberta.

Antes de aplicar o projeto é preciso que o parceiro acredite na ideia e também tenha consciência de que a leitura é o caminho para a educação e melhoria do país. Este é o segredo do sucesso dos nossos projetos de leitura.

A nossa proposta é mais do que criar um hábito de leitura: é criar o desejo da leitura por prazer, ampliar a concepção do mundo e desenvolver o senso crítico.

Apostamos na possibilidade de fazer do Brasil um país de leitores. É um sonho, sim. Mas um sonho possível de se realizar!

Laé de souza

"A cada dia acredito mais na possibilidade de termos um Brasil Leitor. O resultado dos projetos de leitura me leva a acreditar que é possível realizar esse sonho".

Laé de souza

SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR

CLIQUE AQUI

Empresas que apoiam o grupo PROJETOS DE LEITURA

Redes Sociais

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas notícias.


Contato: (11) 2743-9491 • 2743-8400 / contato@projetosdeleitura.com.br