VIAJANDO NA LEITURA

Projeto Viajando na Leitura

Não estranhe se você encontrar um livro em um banco do metrô, de um ônibus, de um táxi, em uma estação rodoviária ou até aeroporto. Pode pegá-lo e levar pois ele foi "esquecido" de propósito para incentivar a leitura. Mas não se esqueça de depois da leitura deixá-lo novamente em qualquer local para que outras pessoas também o leiam. Essa é a proposta do projeto Viajando na Leitura, desenvolvido pelo Grupo Projetos de Leitura, com voluntários que deixam os livros "esquecidos" por aí, espalhados pela cidade e principalmente em transportes públicos.

Viajando na Leitura no Metrô de São Paulo

Na capa de cada livro contém um adesivo com a frase "LEIA-ME E ME ESQUEÇA POR AÍ" e, na primeira página, a informação ao leitor para que, após a leitura, "esqueça" o livro em outro local, para dar continuidade ao projeto.

Para Laé de Souza, que é o coordenador do Grupo Projetos de Leitura, o estilo da obra utilizada contribui para o sucesso, uma vez que esses leitores "casuais" não são obrigados a ler o livro completo, pois as obras disponibilizadas apresentam crônicas com histórias curtas que podem ser lidas individualmente e de forma rápida e, quando utilizados os livros infantis, são histórias ilustradas e de rápida leitura. Espera-se, que nesses casos, os livros sejam lidos com os filhos e depois deixados por aí para que outras pessoas desfrutem o prazer da leitura.

O projeto já foi desenvolvido na CPTM, no Metrô de São Paulo, na Viação Cometa e em parceria com a Guarupass, nos ônibus de Guarulhos. Em abril de 2017, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, foram distribuídos sete mil livros infantis no Terminal Urbano São João em Guarulhos.

  • Viajando na Leitura Guarulhos - SP
  • Viajando na Leitura Sorocaba - SP
  • Viajando na Leitura Metrô - SP
Viajando na Leitura Guarulhos - SP1 Viajando na Leitura Sorocaba - SP2 Viajando na Leitura Metrô - SP3

"A cada dia acredito mais na possibilidade de termos um Brasil Leitor. O resultado dos projetos de leitura me leva a acreditar que é possível realizar esse sonho".

Laé de souza

SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR

CLIQUE AQUI

Empresas que apoiam o grupo PROJETOS DE LEITURA

Redes Sociais

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas notícias.


Contato: (11) 2743-9491 • 2743-8400 / contato@projetosdeleitura.com.br